Se desejar ver todas as receitas, siga clicando no link "postagens mais antigas", abaixo da primeira receita; ou clique em cada mês, à esquerda.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Da Índia, eu trouxe...



A lembrança de um dia ter tido a oportunidade de estar em outro planeta (a Índia é um planeta distante e distinto, acreditem!); a arte, que lá aprendi, de como amarrar um saree; e algumas receitas das fofíssimas cozinheiras Esther e Filomena, sendo que uma delas é a do tradicional "tchai" indiano. Pra ser muito, muito honesta, não é uma coisa que eu tomaria no meu cotidiano, mas, por curiosidade, aí vai ela:

Leve ao fogo baixo, em uma leiteira, três colheres de sopa de açúcar e deixe caramelizar. Acrescente uma xícara de leite e meia colher de sopa de chá preto seco. Deixe o açúcar derreter até se incorporar ao "tchai". Acrescente uma semente de cardamono, um bastão de canela e um cravo. Está pronto seu "tchai".

Lá na Índia, o pessoal gosta...

Mas o que tem de bom mesmo, na Índia, são os chutneys (e os curries!!!). No site do Jamie Oliver, tem uma ótima receita do tradicional chutney de manga:

1/2 kg de manga cortada grosseiramente; 1 xícara de uvas passas; 1 xícara de açúcar (eu prefiro mascavo);  2 pimentas vermelhas sem sementes e cortadas; um pouco de gengibre ralado.

Leve tudo ao fogo até tomar a consistência de geleia. Sirva com aves, peixes e curries.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares