Se desejar ver todas as receitas, siga clicando no link "postagens mais antigas", abaixo da primeira receita; ou clique em cada mês, à esquerda.

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Cuca da Dona Edith (com adaptações da Aline)

 Dona Edith é uma das melhores pessoas que conheci, e uma ótima cozinheira, também. Na casa dela, em uma cidade pequena do Rio Grande do Sul, na fronteira com a Argentina, toma-se um café da manhã magnífico, e tudo é feito em casa: cuca, pão fresco, schmier, frutas, melado, nata,... Uhm!!!!!!!!!! E aí vai uma receita preciosíssima, que me deu um pouco de trabalho para aprender, pois foi difícil me acertar com o fermento e fazer uma boa farofa. No fim, acho que consegui, e, agora, fazer cucas de vários tipos e sabores tornou-se uma mania. Entre os descendentes de alemães, no sul do país, a cuca é consumida de diversas maneiras, inclusive, com churrasco, linguicinha e cerveja!!! Não dá água na boca? Aí vai a maravilhosa receita:

Ingredientes da massa

Dois ovos
Uma xícara de leite morno
Duas colheres de sopa cheias de fermento químico seco
Uma xícara de açúcar
Uma pitada de sal
Uma colher de sopa de manteiga
Uma colher de sopa de banha
Uma colher de sopa de creme de leite
Mais ou menos duas xícaras de farinha de trigo

Misturar o leite, o açúcar, a pitada de sal e o fermento. Acrescentar a manteiga derretida com o creme de leite (na receita original, é nata). Acrescentar os ovos e, aos poucos, a farinha (a massa deve ser mais mole que de pão e mais dura que de bolo). Aqueça o forno um pouco, e desligue-o. Leve a cuca para crescer dentro do forno aquecido. Espere quatro horas sem abrir o forno.


Recheio: uva, açúcar e um pouco de água. Deixar engrossar um pouco a calda. Podem ser usadas outras frutas e recheios, a critério de sua imaginação. No caso da cuca da foto, fiz um doce de abacaxi e acrescentei nozes. O Marcos disse que foi a melhor das cucas que eu fiz, mas ele sempre diz isso (rsrsrs).

Farofa: Misturar, com as mãos, 1 xícara de farinha a um pouco de canela, raspas de casca de laranja, gotas de essência de baunilha, 1 xícara de açúcar e duas colheres de óleo de girassol (pode ser banha).

Monte a cuca: Espalhe parte da massa com uma colher molhada na forma untada e enfarinhada; espalhe um pouco de uma geléia ou doce de sua preferência sobre a massa; espalhe o resto da massa. Sobre a massa, espalhe o doce feito com a uva e, sobre ele, uma gema para pincelar. Depois, polvilhe com a farofa. Leve ao forno bem quente nos primeiros dez minutos, depois abaixe bem a temperatura (em torno de 100-150 graus) e deixe assando por 30 minutos.

Bom apetite!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares