Se desejar ver todas as receitas, siga clicando no link "postagens mais antigas", abaixo da primeira receita; ou clique em cada mês, à esquerda.

terça-feira, 28 de junho de 2011

Pizza Maravilhosa do Meu Amor

Pizza maravilhosa do meu amor (a Aline deu esse nome inspirador, que serve se for fase de namoro....ou fase de “nono”, se dando conta de que tá idoso e precisa se preparar pra fazer pizza pros netos)

Ingredientes para cerca de 5 discos (ou quadrados) de pizza média, com massa fina.

2 colheres de fermento para pão (fresco) (1 tablete de 15g)
1 copo americano (xícara duralex marron, aquela que sobrou de quando tu moravas sozinho/a) de água morna quase fria (põe o dedo limpo pra ver se está morna. Se o calor incomodar, está quente demais)
Um tanto (os chefs mentem que é só uma colher de sopa, mas ponha mais) de óleo (de girassol, milho ou o que tiver), sal e açúcar (uma pitada)
3 a 4 copos (o mesmo usado pra medir a água) de farinha

Modo de preparo

Verter a água em um recipiente, acrescentar o fermento, o azeite, o açúcar e o sal. Dissolver o fermento batendo com um garfo.
Acrescentar, aos poucos, a farinha, até desgrudar das mãos (pode colocar sem medo 3 medidas de farinha e mexer. Depois, começa a controlar a última medida de farinha para dar o ponto).
Bater a massa com força, pensando no(a) adversário(a), no cara que te deve uma grana ou, ainda, no mala que te gozava quanto tu eras pequeno(a) te chamando de gordo. Deixá-la crescer, por, no mínimo, uma hora, em local aquecido, em um recipiente plástico (ou vidro, só não de metal) untado com azeite, cuidando para bater-lhe (vale a mesma instrução anterior acrescida de alguém de quem tu não gostas mesmo) quando crescer muito.
Abrir a massa, em pedaços, dependendo do tamanho da forma e da espessura que tu queres para a pizza. Tu podes usar uma superfície de pedra ou de inox, polvilhada com farinha.
Dica: usa o rolo de abrir massas ou uma garrafa daquelas de cerveja devidamente lavada e sem cerveja dentro. Dica mais importante: tudo isso deve ser feito em um local seco e sem vento.
Aqueça o forno a cerca de 220ºC por cerca de 6-7 minutos
Para assar as massas, podes usar a forma que tiveres à mão. O melhor resultado é usando a forma de pedra (já aquecida por 15 minutos no forno), com o inconveniente de que é preciso agilidade, luvas e espaço, pra não assar as crianças ao invés da massa. A forma retangular de bolo ou a tradicional redonda de pizza vai bem.  Dica: se tu vais te meter a usar a forma de pedra, lembra que ela está quente e não pode ser colocada em locais molhados...lembra, ainda, que, ao deitares a massa, ela imediatamente começa a assar....então é preciso ser preciso e rápido.
Depois de assar um dos discos, retângulos ou octaedros, coloque o segundo pra assar e vá cobrindo o primeiro.... é quase certo que o pessoal já está cheio da tua demonstração e aguarda a pizza ansioso.....
Dica: se eles começaram a atacar o pote das bolachas é porque tu já estás hiper-atrasado......Aí a sugestão é abrir a primeira massa bem fininha, cobrir com alguma erva fina que estiver à mão, sem queijo ou com um queijo picante, como o parmesão, passando o rolo pra incorporar levemente à massa e assar como uma “crostata”, metendo calor (inferior e superior) por 3-4 minutos....quando estiver pegando uma corzinha e estiver com cara de crocante, pode tirar e servir, deixando que cada um quebre um pedaço, sem esquecer de colocar azeite (de oliva, né tchó) no capricho.

Bom apetite!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares