Se desejar ver todas as receitas, siga clicando no link "postagens mais antigas", abaixo da primeira receita; ou clique em cada mês, à esquerda.

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Culinária turca

Morei fora durante alguns anos - na Bulgária, na Turquia. Viajei um bocado nessa época, para estudar, a trabalho, também no Brasil. O Marcos é um viajante inveterado, provavelmente, um dos melhores fregueses das promoções aéreas. Ah...ele descobre cada coisa... e, de repente, descolamos aquela passagem da promoção de 29 reais (é sério!) e saímos um final de semana. Quem tem pouco dinheiro e muito espírito aventureiro tem que aproveitar as promoções de passagens.
Voltando ao ponto que interessa (comida!!!), sou daquelas que gosta de aprender algo sobre o lugar, geralmente, trocando uma ideia com as pessoas. Nesse sentido, eu sempre trouxe uma lição bacana dos lugares onde estive; o Marcos, por sua vez, cozinha muito bem e prepara carnes como ninguém, além de saber tudo sobre elas. Gaúcho e de família alemã, ele traz esse toque aos nossos cardápios. Tudo isso vem pro blog!!!


Mas eu queria mesmo era chegar a uma das minhas incríveis aventuras na Turquia: um curso de culinária que fiz numa espécie de internato para  preparar garotas pro casamento. Foi uma bela experiência, ficávamos lá o dia inteiro cozinhando, conversando e anotando receitas. Aprendi bastante sobre a culinária turca e sobre culinária em geral. Para os que não sabem, aliás, a cozinha turca tem MUITO mais a ver com a cozinha grega que com a árabe. Os turcos não são árabes e detestam ser comparados a eles. Os quibes que comem são cozidos, bem diferentes dos quibes feitos pelos árabes. O modo de preparar os charutos, as lentilhas, é totalmente mediterrâneo. A culinária turca é muito rica e vale a pena procurar conhecê-la um pouco. Vai uma receita especialíssima, a da tradicional salada de beringela turca:



Patlican salatasi (salada de beringela)

Ingredientes:

Três beringelas grandes 

Dois dentes de alho 

Sal e Pimenta do reino

Azeite a gosto 

1/2 xícara de iogurte natural integral 

Modo de preparo: Antes de assar as beringelas fure-as uma vez com o garfo, para não "estourarem" no forno. Asse as beringelas com a casca, após lavá-las, em forno alto (250 graus) até ficarem moles quando tocadas com o garfo (a casca já vai estar escura, e a beringela parecerá defumada quanto ao aroma e sabor). Descasque-as depois de assadas e mornas (a casca fica fácil de tirar e você pode tirá-la com as mãos). Amasse a polpa com o iogurte, o sal, a pimenta e o alho amassado. Acresente bastante azeite e salsinha picada. Use como salada ou como pasta, acompanhada de pãezinhos. Os turcos usam o alho cru mesmo, mas, para quem não gosta, pode-se fritá-lo antes no azeite ou assá-lo junto com a beringela.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares